O Impacto da Publicidade em Portugal
Este relatório tem como objetivo demonstrar o contributo da publicidade para economia portuguesa bem como avaliar os seus benefícios tangíveis para os cidadãos nacionais.
A APAN financiou um estudo elaborado pela Deloitte que quantifica o impacto económico da publicidade em Portugal. Não sendo tarefa fácil, já que há um grande número de fatores que podem influenciar o Produto Interno Bruto (PIB), a Deloitte criou um modelo econométrico que lhe permitiu isolar os impactos da publicidade produzidos por um ano de investimento
As principais conclusões podem ser resumidas em três títulos principais:
Em média, 1 euro de investimentos em publicidade gera 4,39 euros para o PIB
Isto significa que os 570,8 milhões de Euros investidos em publicidade em 2017 tenha criado 2.500 milhões de Euros no Produto Interno Bruto, representando 1,3% do PIB nacional.
A publicidade contribui para um crescimento económico mais amplo pela sua capacidade de incentivar a concorrência e acelerar a inovação. Fornece aos consumidores informações sobre produtos e serviços e ajuda a aumentar as opções de escolha. Isto, por sua vez, impulsiona e acelera a inovação incentivando as empresas a criar produtos e serviços diferenciados, permitindo-lhes competir com os seus concorrentes não apenas em Portugal, mas no resto do mundo.
A publicidade proporciona a criação de mais de 51mil empregos em Portugal, com um salário médio 17% superior à média nacional.
A publicidade é uma importante fonte de emprego e cria empregos de três maneiras:
Em primeiro lugar, há pessoas empregadas diretamente na produção de publicidade. Esses trabalhos representam 18% dos 51.250 empregos totais gerados pela publicidade. O estudo exclui o emprego associado à produção interna de publicidade, portanto, esse é um número conservador;
Em segundo lugar, há empregos criados nos meios de comunicação e negócios on-line que são financiados por publicidade, incluindo jornalistas e produtores de conteúdo, bem como pessoas que trabalham em meios externos (OOH) ou TV, por exemplo. Isso representa 8% dos 51.250 empregos criados.
As funções desempenhadas nessas duas áreas proporcionam maior segurança do que empregos noutros setores e um salário médio mais elevado que a media do país, refletindo o fato de poderem ser definidos como “empregos de qualidade”, conforme definido pela OCDE.
Finalmente, há os empregos criados na economia em geral como consequência da atividade publicitária. Estes variam entre trabalhos de venda até funções de apoio ao negócio da publicidade em setores como conferências entre outros. Essa área também inclui papéis criados pela procura estimulada pela publicidade a produtos e serviços e responde por 76% dos 51.250 empregos.
A publicidade proporciona benefícios pessoais e sociais, financiando ou financiando parcialmente os serviços de media, o que significa que as pessoas podem utilizá-los gratuitamente ou a uma taxa reduzida.
A publicidade garante que os cidadãos Portugueses beneficiem de notícias e entretenimento a um custo reduzido ou mesmo gratuito. Os 570,8 milhões de Euros investidos em publicidade em 2017 financiaram diretamente conteúdo de todos os tipos.
A publicidade de rua também oferece benefícios cívicos adicionais na forma de um ambiente urbano melhorado, enquanto os motores de busca ajudam as pessoas a reduzir tanto o tempo quanto o custo financeiro associado à pesquisa de novas informações.
Sem publicidade, o financiamento de todos os tipos de media seria reduzido. Isso poderia levar a um acesso mais caro à Televisão, à redução da pluralidade e independência de jornais e revistas, e as estações de rádio não teriam a capacidade de oferecer notícias e entretenimento durante todo o dia. Além disso, o desporto profissional e amador bem como os eventos culturais precisariam de procurar financiamento a outras fontes.
Na internet, a publicidade financia amplamente os serviços gratuitos que as pessoas da em Portugal utilizam com pouco ou nenhum custo como por exemplo os serviços de correio eletrónico. Por outro lado, temos meios de comunicação sociais acessíveis a todos os segmentos da população.
A publicidade é importante para o emprego, inovação, cultura e entretenimento, e apoia a pluralidade nos media, fundamental para a liberdade democrática. Os benefícios são fundamentais e percorrem todo o tecido social. Portugal sem publicidade seria mais pobre, menos bem informado e menos competitivo.